30.6.10

Suances em modo esfinge

Ou o efeito das propriedades refrescantes do polyester do tapete da sala.

A partir agora é assim

A preto e branco.

Lembro-me do euro 2008 e de como celebrei efusivamente a vitória espanhola sobre os alemães, mas faltava ali qualquer coisa, lá está, para estas coisas, espanhola não sou nem nunca serei, mesmo com brincos exagerados e leques variados e roupa colorida.

É eu que alimento o sonho secreto de ir celebrar Portugal para a Cibeles...

(Pronto, acabou-se, não me queixo mais da eliminação.)

Worst case scenario

Ok, nem é de todo o pior cenário, podiamos ter perdido de forma humilhante, tipo os 4-1 da Inglaterra ou mesmo os 7-0 da Coreia.

Mas eu aindei estes meses todos a desejar que isto não acontecesse. A selecção jogar com Espanha e eu em Madrid. E perdermos. Já está. Dói-dói, já passou, já passou.

Quis a divina providência que ontem e hoje houvesse greve do metro de Madrid (sem serviços mínimos sequer) o que significa que o trânsito está ainda mais caótico que habitualmente. E demasiado ar condicionado na tromba tinha de resultar nisto, estou a bombar paracetamol e iboprufeno de 4 em 4 horas, a ver se a febre resiste e eu aguento. Ou seja, ontem e hoje nem saí à rua e portanto não tive de ouvir as boquinhas do antes, nem do depois.

Como amanhã vou para Milão vou ter mais dois dias de férias dos hermanos histéricos a combinar as coisas para sábado. E pronto, posto isto, acho que sou do Paraguai desde pequenina.

28.6.10

Maggie na Holanda

Melhores momentos:
- O bacalhau da Luna (prova em baixo, sem segundas intenções).

- A Petzi (Andorinha, também és uma fixe, mas a Petzi rules, pronto).

- As portas das casas de Leiden com buraquinhos pequeninos especialmente feitos para os gatos poderem entrar e sair a seu belo prazer. Um mimo.

- Os holandeses a dançarem (homens e mulheres, adá igual, quilo não tem ponta por onde se pegue, for god sake, como é que eles se reproduzem com tanta falta de sensualidade)?

- A praia!!!! Sim, a praia!!! Até me custa a acreditar que fui à praia na Holanda. É que foi mesmo bom.

Bacalhauzinho saboroso!

Petzi, cadela top-model!


Isto não é a Costa da Caparica, ok?

Dedicado aos leitores da Luna...

... que vieram cá ter por causa da foto de Delft (mas só àqueles nhó-nhó-nhós muito amargurados com a vida e com toda e qualquer letrinha que se escreve nas CHP).

Sim, ela é um espectáculo de miúda, e tem tanto estilo como vocês veborreia aplicada e invejazinha dissimulada. Portanto, resta-me dizer, vão buscar.

De volta

É só para dizer que já estou acordada há 8 horas.

Isto de apanhar o primeiro voo de segunda-feira para aproveitar bem o fds até é bastante lógico e bem pensado, exceptuando a parte de eu me esquecer que já não tenho 18 anos. Eu tento fazer que sim, que tenho, tipo o poder da mente é infinito e outros lugares-comuns do mesmo estilo, mas depois a minha representação terreste (dorovante designado por o "corpo") não pensa da mesma maneira.

Ora, isto chama-se conflito de interesses.

O corpo é que paga, trá lá lá lá, vou ali dormir uma sestinha e já cá volto.

23.6.10

Bacalhau, cariño, te quiero mucho

Emigrante que se preze tem sonhos molhados com postas de bacalhau. Eu, que já não cheiro bacalhau desde Março, tenho andado cheia de tremores e palpitações. Por isso quase que benzi (depois lembrei-me que não acredito) quando soube na próxima sexta-feira vou jantar bacalhauzinho cozinhado por portugueses.

Mais, o jantar é na Holanda.

Oh yeah!

21.6.10

Oléeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Ronaldo, querido, agora que finalmente quebraste o mau olhado, vê lá se esse Ketchup não está no fim! :)

Os comentadores espanhóis já dizem que até ao Brasil ganhamos, e até mesmo o mundial.
Que exagerados (oxalá, oxalá...)!

Tanta bola à trave e no fim é à base da trapalhice...

20.6.10

Onde está o respeito?

Não sei bem o que se está a passar em Portugal, mas aqui os noticiários estão a dizer que, ao contrário do desejo do escritor, as cinzas vão ficar em Lisboa em vez de serem repartidas entre a Azinhaga e Lanzarote como assim decidiu o próprio Saramago. Se isto é verdade, é de uma falta de respeito incrivel e parece-me realmente inacreditável. O partido comunista ao qual sempre lhe deu tanto jeito o nome de Saramago devia processar o governo ou quem quer que seja que decidiu isso (e a Pilar concordou?). Que grande homenagem, realmente.

Eu também quero ser princesa

Olha, a princesa da Suécia casou e não levou vestido cai-cai. Quem diria??? (Ironia, ironia) O mesmo aconteceu com outros recentes casamentos reais: Noruega, Dinamarca, Holanda e Espanha, nada de noivas com as mamas a saltar, ou noivas tábuas cheias de chumaços para fazer efeito, ou noivas mal amanhadas a puxar o vestido para cima durante toda a cerimónia.

Juro que não percebo a cena dos vestidos cai-cai. Só ficam bem a algumas... muito poucas, abençoadas. Mas todo e qualquer trambolho se enchouriça num cai-cai. Eu não frequento esses meios, mas custa acreditar que nas lojas de noivas dos pobres não vendam outros modelos de vestidos. Nos últimos 5 anos apenas numa das bodas a noiva não levava cai-cai, que enjoo.

Este da princesa IKEA tinha um decote lindíssimo, maravilhoso. E o vestido que levava na noite anterior, outra preciosidade, de cortar o fôlego. Também é preciso referir que a Letizia tem andado sempre cinco estrelas, a tipa não falha. Muito magrinha e enfazadinha, coitadinha, se comesse uns donuts ao pequeno-almoço não se perdia nada, mas de facto, sempre no top da elegância. O vestido do casamento apesar da cor de velha (está na moda, já sei) era soberbo, mas bonito, lindo de morrer era o vermelho paixão que levou ao jantar. Lá está, neste caso a ausência de alças ou mangas ou gola, etc., etc., fica bem, mas não é um vestido de noiva, e a tipa tem corpo para o usar. Bloggers viciadas em crítica de vestidos, analisem estes eventos em vez dos Globos de Ouro e companhia, que lá são só pirosas e é tudo muito, muito fraquinho.

Mas bonito bonito é ver a princesa radiante de felicidade, parece uma menina pequena, mesmo genuína, sempre risonha e divertida. Não é para menos. O papá, ao fim de oito anos, lá cedeu e a deixou casar com o personal trainer. Mais um casamento real com o povão e com amor, outro sinal dos tempos modernos.

Letizia, tentando inspirar La Roja

19.6.10

Que maravilha

Ainda agora começam as promoções / desestocagem / saldos e eu já comprei cinco pares de sandálias da Mustang. São todos lindos e espectacularmente confortáveis. Acho que descobri o paraíso dos sapatos.

18.6.10

Saramago, um adeus ibérico

(Publicado originalmente no outro blog onde escrevo.)



José Saramago é uma figura ibérica por excelência. Nasceu em Portugal (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922) e faleceu hoje, aos 87 anos, em Lanzarote, onde vivia há desde o início dos anos noventa com esposa Pilar del Río.

Muito ainda se dirá ainda sobre este escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português, cujas origens humildes não impediram que se tornasse num dos maiores escritores portugueses de todos os tempos, tendo sido galardoado com o Nobel de Literatura de 1998, entre muitos outros. Saramago foi o principal responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi também membro do Partido Comunista Português e director do Diário de Notícias.

Para a história ficam, entre muitos outros, "O Memorial do Convento", "O Evangelho segundo Jesus Cristo", e mais recentemente os seus "Ensaios", dos quais o "Ensaio sobre a Cegueira" acabou por popularizar-se ainda mais ao ser adaptado para cinema.


Saramago deixa-nos, e goste-se ou não da figura, ou do seu estilo de escrita, fica a certeza que a literatura portuguesa é a partir de hoje bastante mais pobre.

Agora o que sinto: estou triste, estou. Lá a cena dele ser comunista é o de menos, eu amo os livros dele e é tão bom ler em português de verdade, sem tradução pelo meio. Nunca me fez confusão o estilo, ao fim de umas páginas uma pessoa já percebeu a lógica, e isso que eu tinha 12 anos quando li o Evangelho. Portanto, não percebo mesmo quando me dizem que não conseguem ler Saramago por causa da forma de escrever. Tipo, ok, é mais fácil ver televisão (o problema é mesmo esse, demasiada televisão).

Conheço perfeitamente a Azinhaga visto que os meus avós dão da Golegã. Vendo como aquilo é hoje, e sabendo pelos meus avós como era em 1922, parece-me ainda mais incrivel que o puto José se tenha podido converter no grande Saramago. Há pessoas realmente especiais.

Depois, o Saramago é um iberista convicto. Isso torna-o ainda mais único. Não é nada fácil ser-se iberista.

Ai Saramago, já sinto a falta dos livros que não mais escreverás.

17.6.10

Não há remédio

Nem há processo de hermanização 100% eficaz. Eu sou tuga, pronto. Ontem rebolei a rir no chão da sala, assim tipo as hienas no Rei Leão. Coitadinhos dos hermanos, pobrezinhos e infelizes, mas que grande injustiça a derrota com a Suiça, ai ai. Eu sei é que nunca a minha rua esteve tão silenciosa. E que depois de entrar em casa, muito séria e controlada (não os quero ofender), rebolei a rir no chão da sala. Agora pelo menos até segunda-feira andam calminhos.

15.6.10

This is it

V de "Vou-te partir a boca se continuas a soprar nessa cena!"

Estava no outro dia uma amiga minha (emigra como eu) a comentar que gira que era a campanha das vuvuzelas, pelo menos quando comparada com outras que vemos por aqui, tipo oferecerem canecas com fotos dos jogadores da selecção espanhola nas bombas de gasolina. Eu, sempre numa de temos de apoiar as nossas coisas portuguesas, não pode ser só dizer mal, pois sim senhora, também acho, é verdade, as vuvuzelas são tão fofinhas e os tugas é que têm aquela alma cheia de fado e queixume e não conseguem apreciar o colorido da vida.

Entretanto, estive dois dias em Lisboa. Ouvi algumas (nem foram muitas) vuvuzelas. E estive a ponto de tomar Xanax. Estive quase a dar tareia aos putos da minha rua que andavam a mugir com aquilo na boca. É muito giro é, é uma maravilha. Aliás, ainda acho melhor agora que estou de volta a Madrid e já não as consigo ouvir. Uma pena. (Pois é, pimenta no cu dos outros é refresco...)

14.6.10

Com tanta viagem tinha de dar nisto...

Ontem lá estava eu toda contente (e ainda algo atordoada depois da noite dos Santos) a preparar-me para fazer o check in online do voo de hoje, e eis quando acontece algo que segundo os meus padrões de exigência organizativa seria totalmente impensável acontecer(-me), nesta ou em qualquer outra vida ou tempo algum. Simplesmente, não havia reserva de voo nenhuma. Simple as that, eu não tinha voo para regressar a Madrid. Logo comecei a transpirar, que afinal a perspectiva de ficar presa em Lisboa com tanta vuvuzela à solta (finalmente sei como soam, weee...) não era de todo animadora.

Mas afinal a coisa correu muito bem, nem sequer tive de bombar trezentos euros por um voo de volta na TAP à última da hora, já que está totalmente fora de questão vir na EasyJet, nem que estejam a pagar-me para ficar com os bilhetes. Odeio-os de morte, sim, e vai para mais de um ano que fiz um voto de não voar mais com eles e até agora, com as histórias que tenho ouvido, não me arrependi.

Mas no final de contas a fofinha da minha Iberiazinha do meu coração tinha lugares no voo de ontem à noite a um preço muito razoável (com a volta marcada para Novembro - regra de ouro: nunca marcar só viagens de ida numa companhia tradicional, sempre ida e volta).

10.6.10

Sobre o TugasMadrid

Quando cheguei a Madrid pela primeira vez, há quase cinco anos (cumprem-se a 22 de Agosto), fui parar a uma agência de aluguer de casas na pior zona de Móstoles, onde um senhor com camisa aberta, pelos no peito e corrente ao pescoço teve o descaramento de me olhar de lado por ser estrangeira. Essa era uma das agêncisa que tinha descoberto ter página na net nas minhas pesquisas prévias, ainda em Lisboa, e pareceu-me boa ideia. Não foi.

Para mim, as coisas mais simples foram loucas Aventuras (sim, com A grande). Não falava uma palavra de espanhol nem conhecia ninguém que me pudesse ajudar. Quando recordo todos essas histórias quase sempre sorrio, afinal a vida é feita destes momentos únicos e sempre vou guardando histórias para um dia contar aos netos.

Como membro do grupo TugasMadrid, já por diversas vezes tinha dado por mim a pensar que bom teria sido se já existisse no meu tempo, mas ao mesmo tempo senti que muita daquela informação se poderia organizar e publicar de uma forma mais acessível a todos, até porque nem toda a gente sabe da existência do grupo, principalmente os que ainda não se decidiram a arriscar a aventura de Madrid.

A ideia de fazer um blog surgiu pouco depois e bastou uma conversa com a Patrícia, a ilustre fundadora do TugasMadrid e um dos membros mais activos da nossa comunidade emigra, para pôr as coisas a mexer. Não era nada que ela não ainda não tivesse pensado mas claro, estas coisas requerem tempo e tudo se faz, mas sem ajuda faz-se mais devagar.

De momento somos um pequeno grupo mas esperamos que muitos mais se animem a escrever connosco. Afinal, este blog não é só para publicar informação séria e para facilitar a vida aos que chegam (e aos que já cá estão). Estas coisas têm muito mais potencial se nos divertirmos no processo.

O blog do TugasMadrid nasceu!


http://tugasmadrid.info/

E é o máximo! :)

8.6.10

Estou a full

Yep, e cheiinha de coisinhas giras para contar. Fim-de-semana non stop, a semana vai pelo mesmo caminho e parece-me que até sábado não vou poder deitar a cabeça na almofada e dormir tranquilamente, sem pensar no dia seguinte.

Mas prometo update nessa altura, ou até quem sabe antes, que de vez em quando tenho que deixar a neurona descansar.

4.6.10

Nas nuvens

Sitting on the Cloudscape produces sensations of relaxation and socialisation.

3.6.10

Um feriado bem passado

A trabalhar, mas com sensação de dever cumprido. Últimas preparações para um novo blog a ser lançado no próximo glorioso dia de Portugal feitas. Casinha limpa a arrumadinha para o meu amor e visitas que vêm passar o fim-de-semana. E ainda consegui tomar banho num restinho de água quente que havia na caldeira. A nova é instalada também amanhã (é bom que a Leroy Merlin não falhe). Até lá, aguinha fria para que te quero, ao menos deixas-me a pele tonificada (ai ai, ainda bem que está mooooontes de calor).

Vivo num sítio muito tranquilo

Tenho as chaves na porta (do lado de fora) desde ontem à tarde. Há cinco minutos fui avisada pela minha vizinha. Ninguém me entrou pela casa dentro, e ainda bem, que eu já estou em modo dormir de boxers e mai nada!

Olhei para o céu


Lá está, como eu sempre defendi, estes tipos sabem fazer muito boa publicidade. Pena que os objectivos estratégicos das petrolíferas não incluam exactamente esse de ganhar concursos publicitários. Mas pronto, resta-nos a alegria de saber que foi o primeiro anúncio em directo feito em Espanha. Que bom....  

2.6.10

Não há X sem X+1

Primeiro foi a televisão.
Depois a net.
Por fim, a linha telefónica.

O flexivel do duche rompeu (é o que dá eu gostar de tomar banho com água a 50ºC) e nem chave de fendas do tamanho certo tinha em casa.

A caldeira deu o berro hoje de manhã, e amanhã é feriado e na sexta a malta só trabalha de manhã. E na mesma sexta à noite vêm amigos de finde. E o gajo. E eu sem água. E com o flexivel roto.

E a máquina de lavar roupa está a fazer um barulho estranho (mas ainda funciona, eu gosto de esticar a corda e deixar os electrodomésticos apodrecer).

Mas, não sei bem como, consegui resolver TUDO TUDO TUDO hoje. (Sem nenhum homem ok, fui mesmo eu).

Sou um espectáculo. Sou como aquelas gajas ricas e super bem sucedidas que fazem milhões de coisas ao mesmo tempo e sai-lhes tudo bem e a vida é cool e glamourosa.

Eu sou assim, só que em versão não rica e sem batalhão de empregados.

1.6.10

Feliz Aniversário Charlie

Hoje faz 4 anos o Charlie, o gato que me salvou da depressão profunda (assim foi só superficial) enquanto vivi em Sines, e que a minha mãe me roubou assim que se apanhou comigo em Madrid.

PARABÉNS CHARLIE!

Posto isto, tenho que decidir de uma vez por todas as datas de aniversário dos meus outros gatos. Isto é uma desgraça, saber de cor os dias em que morreram quase todos os pequenutos que me passaram pelas mãos (Cascarita 23 novembro, Maggie 12 Fevereiro, Gil 4 de Agosto, Marquês 3 de Novembro, etc, etc - todos com FELV) e depois não celebrar os que estão gordos e bem de saúde. Se dúvidas há, eu não sei porque como foram todos adoptados adultos ou jovens.

Pensando bem devia ser o aniversário de todos dia 1 de Junho porque assim eu não me esquecia de certeza. É que lá em casa "dia da criança" equivale a "dia da filha", o que significa que da próxima vez que for a Lisboa tenho prendinha!

Mimi (à esquerda) mini-gata dos meus pais e Charlie, meu ex-gato, igualmente minorquinha.