30.7.10

Sei que estou completamente convertida

...quando bufo ao ouvir o waka waka cantado em inglês. Em espanhol é muiiiito mais fixe (es crema, tía! como dizem as universitárias no meu bairro).

Pronto, já gostar de Shakira é, para a grande maioria dos tugas, algo verdadeiramente pindérico. Dá-me igual. E isso nem sequer é culpa dos hermanos, é mesmo defeito de fabrico. Sempre me senti algo ostracizada em Portugal, com tanto rockeiro populando ao meu redor.

Aquele processo que para quase todos é uma tortura - a convivência com a música espanhola - para mim foi uma libertação divina. Vai-se a ver e nasci mesmo no lado errado da fronteira.

28.7.10

Amigos

Uma pessoa vê quantos bons amigos tem realmente, quando precisa que lhes façam pet-sitting aos bichinhos.

Entre os que não gostam de gatos e os que lhes têm medo (WTF?) poucos são aqueles a quem me atrevo a pedir o favor.

Depois claro, estamos a entrar em Agosto e os bons amigos também vão de férias...

22.7.10

A mala dele está quase pronta

1. Ténis;
2. Chanatas;
3. Sapato betufo de verão;
4. Calção de Banho;
5. Um par extra de calças;
6. Calção de Ganga enviado pela tua mãe para experimentares;
7. Artigos de higiente;
8. Chilli powder;
9. Máquina fotográfica;
10. Aparentemente, também levo o gato Suances, que está ali muito entretido dentro da mala.

Esqueci-me de algo? (diz ele)

Agora digo eu:
gosto particularmente dos pontos 2 (chanata, ah ah ah), 6 (roupinha nova) e 10 (sempre a mania das malas!)

Bolo de Bolacha

Hoje, depois de andar a pensar no assunto durante quase um ano (eu e a cozinha não somos propriamente as melhores amigas) trouxe bolo de bolacha para o escritório, e os hermanos estão loucos, delirantes, só falta terem espasmos de prazer enquando enfardam fatia atrás de fatia com o café da manhã...

E isso mesmo depois de eu ter avisado toda a gente que o dito bolo é uma bomba calórica do mais elevado calibre, que em nada contribui para a tão fielmente respeitada operação bikini.

21.7.10

Dia do Amigo

Ontem foi o Dia do Amigo na Argentina. Recebi isto de uma das minhas melhores amigas:

"Me encanta el Día del Amigo, más que cualquier otra fecha: no es feriado, todo el mundo trabaja el día antes y el día después, pero todo el mundo queda aunque sea un ratito para ver a uno o dos amigos (o ir de fiesta), o llamarlos por teléfono y hablar un rato largo, o escribirles un mensajito del facebook a cualquie hora y con el marido protestando entre ronquido y ronquido al lado. No se hacen regalos: así que no es una fecha comercial que el alma hippie de alguno le impida festejarlo. No hay que comprar nada especial, ni vestirse de un color, ni ir a un lugar específico. Nunca escuché a nadie decir: "para mi el día del amigo es como cualquier otro día del año" o "no me gusta que me saluden el día del amigo". Así que hoy queria saludarlos, porque los quiero mucho y para decirles FELICIDADES POR NUESTRO DÍA AMIGOS!!! "

Gostei tanto, para um emigra é fácil ter amigos longe com quem não se fala tanto como se gostaria. Pego no telefone (chamadas internacionais, mas que se lixe) e estive um bom bocado à conversa com a Catarina, a amiga mais antiga com a qual ainda mantenho contacto (desde os seis anos!). Tudo para descobrir que está grávida, e que quando a vir outra vez, provavelmente no Natal, já vai ter em braços um pequenutos chamado Francisco. Ganhei o dia.

18.7.10

Até lhes dava uma coisinha má!

Thanks Spain for getting the World Cup for Portugal. It turns out that according to the Tordesilhas Treaty ( http://en.wikipedia.org/wiki/Treaty_of_Tordesillas) signed in 1494, everything conquered by Spain east of 46 degree meridian, is indeed property of Portugal. So, can you please fedex the Cup now to Portugal?..."

17.7.10

"Na" Espanha

Ontem fui, finalmente, fazer a minha inscrição consular. Uma vergonha, tendo em conta que já estou cá há três anos. O cartão do cidadão também chegará em breve, com a minha morada de Espanha. Qualquer dia até já voto cá, e depois quando disserem nas notícias "falta contabilizar os votos dos emigrantes" também já vão estar a falar de mim.

16.7.10

Não apenas paranóias de frequent flyer

Fico sempre na parte da frente do avião. O mais atrás que fico é por cima das asas. O mais longe que me sento de uma saída de emergência são quatro filas. E, obviamente, sempre no corredor.

Estatísticas de sobreviventes de acidentes áereos, meus queridos. Tanga ou não, os da cauda são os primeiros a esticar o pernil.

(Já expliquei que a minha cena com as estatísticas, pelo menos uma vez.)

15.7.10

Canil Municipal de Lisboa

Eu não pertenco ao PPA, mas não é preciso. Já resgatei animais do canil municipal de Lisboa e vi com os meus próprios olhos. O que se mostra em fotos nesta página é verdade e só é pena não haver uma vista geral do recinto para se ter a verdadeira noção do nojo que aquilo é. As fotos não transmitem os sons de queixume nem o odor das fezes, uma pena.

Não sei se é pior sinal termos um canil municipal deste calibre, se é termos uma percentagem considerável da população que abandona e maltrata animais como quem pede uma bica, outra que se está pouco borrifando para o tema e, em cima, trata com gozo e condescendência a minoria tenta fazer algo para inverter a tendência.

Aqui fica uma iniciativa que pode dar os seus frutos se formos muitos a colaborar. E é grátis!

Por favor, enviar para:


municipe@cm-lisboa.pt; lcgomes@cm-lisboa.pt; geral@cm-lisboa.pt; canil.gatil@cm-lisboa.pt; daev@cm-lisboa.pt; dhurs@cm-lisboa.pt; gab.presidente@cm-lisboa.pt; dirgeral@dgv.min-agricultura.pt; secretariado.direccao@dgv.min-agricultura.pt; avasconcelos@dgv.min-agricultura.pt; pinafonseca@dgv.min-agricultura.pt; carlos.apolinario@dgv.min-agricultura.pt; correio.geral@ar.parlamento.pt; sg.correio@ar.parlamento.pt; gabpar@ar.parlamento.pt; CIC.RP@ar.parlamento.pt; gp_ps@ps.parlamento.pt; gp_psd@psd.parlamento.pt; gp_pp@pp.parlamento.pt; bloco.esquerda@be.parlamento.pt; gp_pcp@pcp.parlamento.pt; pev.correio@pev.parlamento.pt;

CC: ppalisboa@gmail.com

Assunto: Canil/Gatil Municipal de Lisboa

Exmos. (as) Srs. (as),

Venho, por este meio, comunicar a V. Exas a minha indignação e o meu descontentamento resultantes das degradantes condições apresentadas pelo Canil/Gatil Municipal de Lisboa


Como é do conhecimento de todos e tal como diz na página da Câmara Municipal de Lisboa, o Orçamento Participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, activa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos na decisão sobre a afectação de recursos às políticas públicas municipais e possibilitando, assim, ao executivo municipal corresponder às reais necessidades e aspirações da população. O projecto vencedor do Orçamento Participativo de 2010 foi a 3ª Fase da Construção do Canil/Gatil Municipal em Monsanto com 754 Votos, demonstrando assim que os cidadãos não só estão informados em relação às condições do Canil/Gatil Municipal de Lisboa, como desejam que esta realidade mude. Onde foram então utilizados os 375.000 euros?

As condições do Canil/Gatil Municipal de Lisboa continuam um verdadeiro atentado ao bem-estar de todos os animais que lá se encontram, envergonhando os cidadãos Portugueses, indignas de uma Instituição da própria Capital que deveria ser um Centro de Bem Estar Animal. Animais subnutridos, animais deprimidos, animais com problemas de pele, animais feridos e por tratar, animais que (sobre)vivem no meio de fezes, medicamentos fora de prazo, instrumentos que não funcionam, animais amontoados sobre outros animais como se de cadáveres se tratassem, doenças mal diagnosticadas, mal atribuídas, mal seguidas. Boxes exteriores feitas de um metal que ferve com o calor do Verão e gela nos dias mais frios do Inverno, cubículos minúsculos na ala interior, onde os animais se encontram presos a correntes que lhes bloqueiam os movimentos, correntes que por vezes nem lhes permitem deitar-se ou chegar ao alimento, deitados em cima das próprias fezes e urina que por vezes se misturam com as tigelas da comida, onde passam os dias e as noites acorrentados, sem ver a luz do Sol, sem fazer o exercício físico ao qual têm direito, onde vão definhando, acabando muitas vezes por morrer. Gatos enjaulados em caixas de metal igualmente pequenas, onde se chegam a encontrar amontoados à meia dúzia, apoiados em redes onde prendem as patas e por vezes as partem.


Em pleno século XXI fala-se de uma sociedade evoluída, uma época onde o projecto do desenvolvimento contemporâneo parece, finalmente, ter-se cumprido. Mas, de que nos serve os avanços tecnológicos, as mudanças de um processo global de abertura económica, se descobrimos como pano de fundo um cenário vergonhoso e desumano caracterizado pelo atraso moral, pela falta de respeito, solidariedade e sensibilidade face aos animais?! É inadmissível que esta lacuna prossiga e que se continue a presenciar a falta de preocupação e respeito para com os nossos fiéis companheiros!


Perante tais factos, solicito que as Entidades devidas se reúnam para que alterações urgentes sejam realizadas. Tais como:
- Melhoria da qualidade de vida dos animais acolhidos pelo Canil / Gatil minimizando as situações de stress e inadaptação;
- Formação de tratadores municipais na área do bem-estar animal e acções de cooperação;
- Acções de sensibilização da população para a adopção, esterilização, vacinação/desparasitação;
- Esterilização de todos os animais recolhidos pelo Canil / Gatil;
- Cuidados Veterinários para todos os animais recolhidos pelo Canil / Gatil garantindo a sua desparasitação / vacinação (alargamento à vacinação contras doenças infecto-contagiosas);
- Criação e desenvolvimento de um Protocolo de Colaboração entre o Município de Lisboa e Associações/Grupos de Protecção Animal prevendo a cooperação entre as partes para a implementação de um projecto de divulgação e sensibilização para a adopção dos animais existentes no Canil / Gatil;
- Criação e desenvolvimento de um Programa de Voluntariado para o Canil / Gatil;
- Eliminação completa da política de abates de forma a transformar o CGM num espaço de protecção animal de referência, verdadeiramente aberto à população, eliminando por completo o estatuto de ‘canil de abate’;

Este apelo chega-vos para que saibam: Os cidadãos estão atentos e querem que esta situação mude urgentemente! Não vos será imposto um prazo, no entanto exijo que os pontos supramencionados sejam levados com a máxima consideração, para que as alterações sejam feitas o quanto antes.

Aguardarei uma resposta de V. Exas., sendo que no caso de nada ser feito farei uso dos mecanismos legais disponíveis para o efeito.


Com os melhores cumprimentos,

[NOME]
[LOCALIDADE]
[E-MAIL]

Too much stuff (estoy hasta arriba)

14.7.10

Countdown

E pronto, falta um mês para o meu trigésimo aniversário.

Ontem fiz uma coisa tipicamente emigra

Pagar para ir ver um concerto de fado. Nunca, antes de ser emigra, tinha feito algo semelhante. O meu ir ver fado basicamente reduzia-se a levar os hermanos de visita à capital ao Caldo Verde (antigo Rookie, agora uma caseca de fado para turistas, crime hediondo) no Bairro Alto. Ah, e uma vez vi Mariza ao vivo mas só porque estava a assistir ao programa do Herman.

Ontem vi-a de novo, nos Veranos de la Villa.

Ai, estou cada vez mais emigra. Já só me falta (e falta pouco) um cartão do cidadão a dizer Não Residente.

13.7.10

Utilidades (II de II)

NÃO ESQUECER NUNCA MAIS:

GMT = CST + 5

(Parece fácil, mas estou sempre baralhar a porcaria da hora CST. Como tenho 10^5 teleconferências com a casa-mãe todas as semanas, não convém.)

Utilidades I (de II)

Tenho cada vez menos paciência para casas-de-banho públicas sem o ganchinho para pendurar a mala na porta (ou na parede). Dá cabo de mim, fico logo irritada com as mentes inaptas que não se lembram de coisas tão simples, baratas e de tamanha importância. Ai, os detalhes, os detalhes.

Curiosamente, acontece mais vezes em Portugal que em Espanha. Porque será? Que eu saiba em Portugal também usamos mala...

12.7.10

Depois

Depois Espanha ganha e o Casillas deixa-nos todas a suspirar por ele e ainda mais desejosas de sermos a Sara Carbonero por um dia que seja, e eu, que há uns dias andava cheia de azia por termos levado na pá dos hermanos, agora dou por mim a ter que me controlar para que não em subam as lágrimas aos olhos, que isto é simplesmente lindo mas dificilmente explicável com palavras. Os espanhóis podem ser brutos e arrogantes mas tudo o que têm em defeitos compensam com qualidades que eu valorizo, e além disso este é o país que me empregou e me deu mais formação e oportunidades de carreira e também carinho e amizade e onde eu não penso deixar de viver tão depressa.

Nunca pensei ver tantos espanhóis orgulhosos de o serem, tão genuinamente felizes e sem fanfarronice, simplesmente cantarolando alegria e parvoíces. É só futebol, poderão dizer, mas este mesmo futebol está a fazer mais pela união deste povo traumatizado que todos os estatuts que queiram inventar. Não é só futebol.

11.7.10

Olé

Mas ainda bem que estou em Lisboa, que senão hoje não conseguia dormir antes das três da manhã.

Ah, e já agora, alguém que ensine aos holandeses que o objectivo de um jogo de futebol é marcar golos, não é partir pernas (nem braços ou troncos, já agora). Que bestinhas, francamente.

9.7.10

Maaaaaaaaaaaar

Mais sobre os sanfirmines depois (haja tempo), mas agora vou a caminho do mar. Melhor, a caminho do oceano. Atlântico, pois claro. Regresso à planície: segunda-feira.

6:22

O terceiro encierro dos Sanfermines (dão em directo às oito da manhã) durou seis minutos e vinte e dois segundos. Em linguagem de encierros, é uma eternidade.

(Continuo a não gostar da maneira como morrem os bichos, mas feliz seria - e sem tantos problemas de consciência - se os animais que comemos tivessem uma vida tão boa.)

7.7.10

Pronto, estão todos a ter um fanico colectivo

Fofinhos. (Sou uma mole, eu sei.)

Por momentos pensei que era um terramoto

Afinal era (só) golo de Espanha.

Quer-me cá parecer que, seja qual for o resultado, hoje dá-lhes um fanico.

(Parece-me bem que sofram, eh eh.)

Há que dar o braço a torcer

Até podem não ganhar, mas lá que é bonito é. O que eu gostaria de ver a minha selecção a jogar assim... e pensar que Portugal é uma nação e Espanha não. A julgar pela forma de jogar das selecções, ninguém diria.

Isto está complicado

Calor.
Piscina.
Espanha joga hoje.
Começaram os Sanfermines.

Trabalhar? Ah, pois, trabalhar.

(Afinal, esta coisa da jornada intensiva faz sentido.)

6.7.10

Ou sim ou sopas

Eu sou de apontar coisas. Fazer listas. Análises. Tratamentos estatísticos. Supostamente no fim encontrarei algum sentido lógico e alguma conclusão pertinente e enriquecedora. No entanto, se não for assim, não faz mal. Gosto da sensação de organização inerente ao processo. Provavelmente, resquícios de ter estudado engenharia. Ou então é uma forma de compensar os ninhos de roupa que surgem constantemente, como que por magia – isso sim, negra – na cadeira do quarto. Pode ser mesmo isso.

3.7.10

Ainda Leiden

Ouvi dizer que estão 30ºC em Leiden e logo me deu vontade de voltar.  Leiden é uma cidade mimosa, minorca e o sol cai-lhe de maravilha. É tudo muito bonito e arranjadinho, e como vim a descobrir, também o berço do Rembrant. No entanto, depois de imaginar o mesmo nivel de humidade relativa (considerável, talvez 50%) com -10ºC e semanas seguidas sem ver o sol... hum, pois, já não fico assim tão encantada. É assim, os outros países podem até ser banhado a ouro (leia-se mais qualidade de vida), mas aqui no sul temos sol e céu azul, mesmo nos gélidos dias de Inverno.
Passatempos dos leidianos no Verão: andar de barco nos canais ou...

...até mesmo, dar concertos em barcos, nos canais. Uns malucos, portanto.

Um moinho, claro, como não, e uma gaivota (as gaivotas de Leiden são arraçadas de macacos, roubam gelados às pessoas).

E agora é preciso descer do moinho (actividade também conhecida por slide à holandesa).

2.7.10

Como arranjar inimigos em Espanha

Ora, andar a pôr cenas tipo "sou do Paraguai desde pequenina" no FB, e linkar artigos da imprensa basca a analisar como os hermanos (que se andam sempre a queixar das arbitragens) nem abrem o pio relativamente ao seu golo em fora de jogo, é coisa para me fazer, no mínimo, odiada como se de um etarra me tratasse.

Mas não resisto a passar-lhes um pouco da minha azia. Eles picam-se, efectivamente, mesmo quando ficam calados. Aliás, quando ficam calados é quando se picam mais, e depois aí é só corte e costura - e pela frente cariños e sorrisos pepsodent.

1.7.10

Já em Milão

Está quente e húmido. Eu odeio humidade. Estou peganhosa. Blhac.

(Anotar Milão na lista de cidades onde não quero viver).

Eddie em modo a curtir uma trip



Enquanto uns procuram fresquinho, outro há que, compreensivelmente, dado o frio glaciar que faz em Lisboa nesta altura do ano, não perde tempo a abancar no cesta da roupa lavada assim que esta é apanhada do estendal (obviamente a ferver por ter estado demasiado tempo ao sol).