23.1.09

We'll always have Tonicê!

Contra este cansaço mental que me aterra, acho que nada melhor que voltar a tomar o Tonicê. O Tonicê é um medicamento 5 estrelas - e além do mais trás-me sempre boas recordações. Lembro-me de estar com a Ana Rita, há 3 anos (mas já passaram três anos???), na nossa casa de Móstoles, e à hora de jantar lá tomávamos as duas o nosso respectivo Tonicê, antes da mais que habitual massa com bacon, espectacularmente deliciosa e obviamente hiper-calórica. Designavamo-nos por "Brigada do Tonicê" e era o nosso dirty little secret, como se aquilo fosse alguma espécie de droga ilegal hiper-potenciadora das nossas vantagens competitivas, da qual ninguém podia saber sob pena de sermos desclassificadas.

A verdade é que, placebo ou não, o amigo Tonicê ajudou-nos a levar para diante aquele mestrado-pós-graduação-cena-a-dar-para-o-MBA-mas-de-empresas-energéticas, que foi esse ano no ISE. Com tanta noite (quase todas) a deitarmo-nos perto das três da manhã, para as sete já estarmos a pé, mais a inevitável adaptação ao espanhol, no fim do ano, a Rita foi das melhores alunas a nível de exames e eu das melhores a nível de trabalhos práticos.

Sempre assim, ela mais dedicada - ok, marrona - e responsável, eu mais pragmática - ok, preguiçosa - e leviana. Cada uma com o seu estilo muito próprio, começámos por ser as portuguesas com quem ninguém queria trabalhar (não sabiamos espanhol). Acabámos como duas das mais respeitadas e disputadas (e fluentes em castelhano). Verdade seja dita, não envergonhámos Portugal. Eu e a Rita partilhámos uma casa e as nossas vidas por necessidade, somos muito diferentes, etc., etc., mas tornámo-nos grandes amigas e somos amigas para sempre. Acho que no fim de contas, são coisas fundamentais as que nos unem - somos honestas, directas, não somos rancorosas nem invejosas.

Talvez o Tonicê tenha sido simplesmente o catalizador dessa áurea que faz com que a soma de uma Rita e uma Margarida na sua casa de Móstoles seja bem mais que um par de tugas emigradas. Porque mesmo com telefone, internet e o diabo a quatro, quando eu andava por casa a refilar que eram todos uns coninhas porque ninguém queria ir beber uma cerveja para desanuviar na véspera de um exame, e ela reclamava que eram todos uns peixeiros e que tinha tantas saudades do silêncio do nosso Portugal, só lá estávamos as duas, em carne e osso, para rir na cara uma da outra. Ou chorar, se fosse necessário.

A Rita é uma das minhas melhores amigas, e, como todas as minhas melhores amigas, é uma gaja com os tomates no sítio. Por isso, mesmo quando estamos longe, que de resto é quase sempre, lembro-me sempre que "we'll always have Tonicê". E eu sei que ela também.

9 comentários:

Anónimo disse...

Fui a primeira a ler! Conseguiste deixar-me arrepiada, de lágrimas nos olhos e com um sorriso estupidamente rasgado na cara, o que acredita, não acontece muitas vezes, sua parva! Primeiro, consegues escrever muito bem, o que aliás, eu já sabia mesmo antes de te conhecer pessoalmente. Mas sobretudo, porque o que escreveste é uma imensa homenagem áquilo que vivemos e que passámos juntas, coisas boas e coisas menos boas.
Trouxeste-me à memória momentos antigos...A Brigada do Tonicê!:) Foram tempos intensos, marcantes, mas que voltaria a repetir, pela riqueza da experiência. Cresci como profissional e como pessoa, a um ritmo alucinante, durante aqueles 11 meses que passámos em Móstoles. Em parte, pela própria experiência ISE, mas também e muito por aquilo que vivemos juntas... Se conseguiste absorver de mim metade daquilo que eu absorvi de ti, como profissional e como ser humano, dá-te por muito contente! Sabes uma coisa? Fazes cá falta... Tu, inteira, como um todo, a refilar e tudo! Fazes cá falta. Mas algo me diz que as nossas vidas se voltarão a cruzar, em qualquer outro ponto no futuro. Até lá, We'll always have Tonicê!
Obrigada.

Rita

Ervi Mendel disse...

Margarida e Rita,
Vocês estejam à vontade. Se quiserem dar uns beijinhos e abracinhos eu fico só a ver e juro que não faço barulho!!!!

Margarida disse...

Rita,
fico toda babada! :D

Ervi,
isso era o que tu querias! :p

Martim disse...

Isso do Tonice comigo não funciona...que pena :(

mitro disse...

Um gaja com tomates, hein?

Adriana Leao disse...

Ola pessoal, sou Adriana Leao e tenho algo a falar do Tonicê. Tomei sem receita medica,pq alguém disse-me q era bom pra deixar o cérebro mais ágil. Tomei somente ate três ambolas, não tudo de uma vez. ATENÇAO,TOMEI UM A CADA DIA. Ou seja tomei um num dia qq e tomei o ultimo no sábado. No domingo, sem motivo algum, tive uma convulsão em pleno centro comercial. Começou com uma dormência na língua, qdo a mesma saiu do controle e a boca entortava ate eu perder a consciência. Acordei com os bombeiros a me dar os primeiros socorros.
Não tomei mais o tonicê e nem aconselho sem prescrição medica.
Vivi um pesadelo de segundos, porem não me sinto mais a mesma devido ao trauma.

Cuidado com o q indicam, o que é bom pra um , nem sempre é bom pra todos.

Abraços a tdos

arber2002 disse...

Obrigado Adriana pelo seu testemunho.
Cheguei aqui ao pesquisar no Google sobre TONICÊ. Um filho meu começou recentemente a tomar isso, não sei se com receita médica (é tão fechado que não somos permitidos perguntar-lhe nada!).
Uma coisa que encontrei (não foi em post ou comentário em blog) dizia que não é indicado para utilização clínica e que não é aconselhado a pessoas com epilepsia e outros problemas de saúde, como hipertensão.
Terá V. sofrido um ataque provocado pelo Tonicê?! As suas referências à língua presa pode ser um sintoma, e vejo que passou por uma situação muito perigosa.
Acredite que o seu testemunho vai direitinho para o meu teimoso filho! Obrigado

elisabete reis disse...

Um pequeno reparo: traz-me, verbo trazer

elisabete reis disse...

Um pequeno reparo: traz-me, verbo trazer