22.1.08

Joe Berardo, educando o povão

"As pessoas têm de ter calma, só se perde dinheiro na bolsa no momento em que se vende. Quem não tiver calma agora pode perder muito." Fico reconfortada por saber que esse grande guru português da cultura e da economia apoia a minha estratégia brilhante de não tocar nas senhoras donas acções até sinal de melhores dias, o que poderá eventualmente ser daqui a três anos, mas não faz mal. Nas minhas BCPzinhas, BPIzinhas e Portucelzinhas ninguém lhes toca nos próximos tempos. Os mercados que caiam à vontade a ver se eu pego. Era só o que faltava, vender acções a preço de saldo. Nem morta. Entretanto, será que é preciso ainda mais provas para acreditar que essa malta do finance e do investment banking são uns tontinhos de primeira, que fazem muito boa figura quando os mercados estão em alta e depois.... "ah e tal, isto é só uma crisezinha de Verão", "ah isto em 2008 vai ser bom na mesma...". Vai vai. Pois está-se mesmo a ver que vai. Desta nem a Hillary se escapa, que antes de meados de 2009 não há fartura para ninguém. Bolas, lá se foi a minha possibilidade de ficar rica a curto prazo.

3 comentários:

Hyaat disse...

Puxando um bocadinho a brasa à minha sardinha...

Tanto quando os mercados estão a subir como quando estão a descer é possível ganhar dinheiro!

Existem várias formas, mas a forma mais acessível em bancos como o Best, Big e outros que tais é comprar opções, especificamente Puts.

Não querendo estar a ensinar a missa a um possível padre mascarado (heheh), puts são opções de venda de acções a um determinado strike (preço estabelecido antecipadamente), com um dada maturidade (6 meses, por exemplo), pagando por isso um dado prémio.

São ainda mais arriscadas que as acções, porque em última análise pode perder-se tudo.

Dando um exemplo que é sempre mais fácil...

Imagina que achas que as acções da PT Multimedia, que estão, vamos supor a 9 euros, vão descer para os 5 euros nos próximos 6 meses...

Podes comprar uma put a 6 meses com strike de 8, por exemplo, e vamos imaginar que ao fim de 6 meses a acção está a 5 euros (como tinhas imaginado).

O que acontece é que pagas um prémio de por exemplo 0,1 € por cada put.

Como o teu strike era de 8 euros, e a acção atingiu na maturidade os 5 euros, ganhas a diferença dos 8 para os 5 euros, que dá 3 euros.

Ou seja, por cada 0,1€ gasto, ganhas 3!

O problema é que se a acção nunca descer abaixo dos 8 euros, ganhas zero.

Mas para acabar, podes mesmo ganhar muito dinheiro com o mercado a descer!

PS - Estas observações não dispensam em nenhum momento a consulta dos prospectos! Hehehe

Bjs

Restelo disse...

Um passarinho disse-me que a menina faz um excelente brownie! Quando puder, fáfavor de passar aí o segredo de família!

Unknown disse...

Hyaat,
sim, eu estudei isso tudo, mas até ao Verão era bué de fácil ganhar dinheiro com as acções e estava naquela de começar no mercado de opções também... mas acho que nas opções tens de estar mais em cima do acontecimento e eu agora não tenho muita disponibilidade. Mas sim, claro que se pode ganhar com o mercado a perder! E os bons ganham sempre! :)


Restelo,
dou-te a receita dos brownies sim senhor mas é uma cena mais ou menos corrente sagrada, tens de fazer um pacto de sangue e prometer que só passas a receita a uma pessoa, que não a vá divulgar publicamente, tem mesmo de ser de confiança! Tens de me dar um tempinho para organizar bem os detalhes todos (tem vários) mas depois envio-te para o e-mail! Beijinhos!