8.10.08

Há por aí alguém que sinta o mesmo?

Acho que sofro de um desajuste geracional que se acentua mais com o passar dos anos. Eu nasci em 1980. Não sinto nada nas veias aquele discurso da malta que nasceu nos 70 sobre a grande experiência que foi terem sido jovens nos 80, e como os 80 foram mágicos (apesar de pimbas até dizer chega). Eu fui jovem nos 90 e acho que foram anos acaracterísticos, não houve propriamente um mote, foram tudo bocados das outras décadas remisturados com o medo do ano 2000 e a expectativa do bug do milénio que ia destruir o sistema financeiro (e portanto, o mundo). Por seu turno, os da geração a seguir paracem-me autênticos ETs, têm aquela linguagem do messenger que eu já não fui a tempo de aprender (logo, sou uma velha). Depois, matam-se se não têm hi5 e cinco milhões de fotos bué pessoais expostas assim sem mais por toda a rede, e claro, não têm a mínima ideia que www significa world wide web, ou que houve um momento, não há muito tempo, em que ter um computador significava um rombo muito importante no orçamento familiar. Às vezes, sinto-me um bocado perdida.

8 comentários:

Ervi Mendel disse...

Eu não sinto isso! Vê lá que até tenho hi5! (mas ainda não fiz upload das fotos da praia, hehehe)

Ervi, dos 7 aos 77

R. disse...

Os anos 80 foram uma trampa. Todos sabem disso. Lá porque se consegue fazer uma playlist decente dos anos 80 (que, numa década, convenhamos que muito mal estaríamos se não fosse possível) parece que se ignora a falta de tudo (gosto, jeito, noção, tema e variações...) que essa década foi.

Relativamente ao resto, acho que compreendo o que dizes. Também houve uma altura em que disse "eu mando-te um mail" e as pessoas respondiam "Mandas o quê?" ;)

Prezado disse...

Nasci um pouco mais cedo. Confirmo: os anos 90 foram meio chochos. Não há muita coisa marcante, como nos 80's. Década seguinte? é como dizes, território alienigena. Não fosse um geek, andava à nora.

...Adoro por os miudos confusos com o meu leitor de mp3 cheio de Rihanna e Cure.

Barras disse...

Sim, eu sei q ainda sou um puto :P lol...mas epah...eu adorei ter sido jovem nos 90's mesmo...Jogar Super-Mario e Sonic nas consolas de 1ª geração, ver religiosamente o Top +, a net de 56k, esfolar os joelhos pq ia brincar para a rua todos os dias, andar de bicicleta sem capacete, jogar ao "guelas", muito boa musica pah carola, as tardes passadas de guitarra em punho nos jardins "do meu bairro" a fingir q sabia tocar com os amigos, fugir do vizinho mauzão que não queria que jogássemos à bola na relva da praceta, ter posters dentro do roupeiro, vibrar com o DragonBall, ver desenhos animados ás 7 da manhã, o Herman Enciclopédia, etc...
Dávamos valor a coisas que a juventude de hj em dia já não dá, vimos a tecnologia a tornar-se acessível a todos, quebrámos algum gelo e tornámos-nos mais pró-activos que os nossos antecessores, and so on and so on...

Eu cá adorei ser criança/jovem nos 90's!!! xD

cs disse...

imagine eu que nasci nos idos 6o. Mas a verdade é que não me sinto velha, nem nova. Sinto-me espectante em relação a esta geração que está a chegar ao poder e etc, a tal dos Hi5 e que n saibem nem o que é www nem a tabuada nem que sem se ser solidário e essas tretas nunca se pode evoluir, que nem toda a sabedoria está a um clique deles, etc. Isso baralha-me mas a verdade é que é possivel viver-se e bem.

é possivel viver-se com as mentiras que estão a um clique e fazer power points e passar a ser verdade.

Os meus parabéns por se sentir perdida. Eu também o sinto vastas vezes.Esperemos que meia duzia façam a diferença

:))

Unknown disse...

Ervi,
hi5? tu tens hi5??? Desculpa lá mas o Facebook é muito mais glamour. :p

RP,
mas no teu caso é normal que a malta não compreenda, pq tu deves ter começado a dizer "mail" tipo em 78, no jardim-escola! :)

Prezado,
bem-vindo! Há *mesmo* que ser geek para viver neste mundo janado.

Barras,
pois é, uma pessoa começa a fazer contas e os anos 90 até foram fixes. Um bocado estranhos, mas fixes! :)

CS,
se sabemos que estamos perdidos pelo menos sabemos que estamos à procura do caminho, e não apenas a caminhar! :)

Beijinhos!

Last Lion disse...

Epah oh barras concordo plenamente contigo. Ser jovem nos 90 foi altamente... :) eu ADOREI!!!
Mas se quizerem um nome pk n lhe chamam a era Seinfeld? Afinal foi das coisas mais marcantes dos 90 :P e quem não viu e quem não gosta?

R. disse...

Margarida,

Nessa altura, em 78, havia três palavras que dizia com muito gosto: "mail", "comida" e "benfica". Curiosamente, olhando para trás, confesso que não me parece ter mudado muito...

... claro que, por vezes, antes de cuspir no chão com nojo, também dizia palavras do tipo "PCP" e "Álvaro Cunhal". Mas isso, como sabes, é outra história ;)