11.2.10

Jaca

Se noutros anos a falta de neve foi o mote, este ano já não há paciência para tanta neve e tanto frio... desta vez foi um corredor de vento polar tão gélido e forte que hoje a estância esteve o dia todo fechado. Mas nós, que temos uma grande moral, lá decidimos que ficar no hotel era um desperdício de tempo e que o melhor era ir fazer turismo para Jaca. Foi giro, mas só aguentámos até à hora de almoço.  Passear com -5ºC não é para todos, muito menos para alfacinhas rezingões habituados a Invernos quase-sub-tropicais.

Jaca é pequenina e só tem 12 mil habitantes. Apesar disso tem imensas infraestruturas, inclusivamente um pavilhão de patinagem no gelo (a sério), bowling, cinemas decentes, montes de monumentos, restaurantes, lojas de decoração muito mimosas e claro, ruas muito arranjadas e limpinhas. Nada a ver com Portugal, portanto. Tenho mesmo pena que no meu país esteja quase tudo esteja tão dotado ao abandono. Dá para ter uma noção do dinheiro que metem ao bolso os senhores autarcas e respectivos clubes de futebol das terrinhas.

Jaca tem também o castelo de São Pedro, mais conhecido por cidadela. Este castelo não tem nada a ver com os castelos da nossa imaginação, que normalmente são os mediavais. É mais recente, do século XVI e pelos visto é o único castelo na Europa deste estilo que chegou totalmente conservado à actualidade. Foi mandado construir pelo "nosso" querido Filipe II de Espanha (primeiro de Portugal para os mais despistados), para defesa dos malandros dos franceses. Curiosidade: aqui em Aragão a malta também não curte o Filipe II, os coitados também foram mais ou menos subjugados aos caprichos de Madrid, e só nos anos 60 foi construida uma estátua em honra desse rei. Diga-se de passagem, uma estátuta bastante ranhosa. Os espnhóis adoram-se uns aos outros! :D

Estou a gostar muito desta zona e é para voltar, talvez mais uns quantos fins-de-semana para esquiar e quem sabe, quando fizer bom tempo, para um raftingzito ou algo do estilo. Ainda por cima, come-se bem (algo indispensável no reino da Maggie, by the way).

3 comentários:

Jibóia Cega disse...

Maggie, já não são todas as terras que são votadas ao abandono pelos autarcas em Portugal. Vêem-se coisas bem interessantes por aí, felizmente.

PS - o lema do reino da Jibóia é comer bem e beber melhor ;)

Pecola disse...

Então e fotos? [ok, ok, eu vou ao "googal"] :D

Unknown disse...

Jibóia,
ainda bem que me dizes isso. Eu como praticamente deixei de fazer turismo em Portugal, na verdade pode ser que visto que houve eleições tenham havido melhorias nos últimos dois anos! :p

Pecola,
fotos servidas! :)