25.8.10

Isto vem tarde, eu sei

Pessoas várias que me têm escrito e abordado para que explique bem a história toda da BP e do derrame no Golfo do México, já que sou engenheira química e trabalho no petróleo (e devia escrever qualquer coisa de útil, para variar):

- Têm razão: eu devia escrever coisas úteis, obviamente um blog chamado hamaismundos não foi feito para ser tão levezinho, mas c'est la vie, ao contrário da maioria das pessoas, eu na vida real sou muito mais interessante do que no blog (cof cof).
- Nas férias em PT aproveitei para ler montes de jornais e constatei tristemente que até no Diário Económico os cronistas que abordaram este tema, fizeram-no de forma bastante simplista e até por vezes, mediocre. Recomendem-me, que seguramente sou mais barata e sei explicar cenas da energia muito melhor.
- Aqui no blog não me pagam e teria que gastar umas boas horas a escrever decentemente sobre esse assunto, e apesar de estar fechada na masmorra com o pé à tiracolo, apetece-me mais outras coisas, portanto vou optar por eliminar explicações e fazer apenas uns breves comentários práticos.

1º Não, a BP não vai falir por causa disto, nem anda lá perto.
2º Já são vários os acidentes graves nos últimos anos que provam o desprezo desta empresa pelos mais elementares principios da segurança industrial. Eles merecem perder clientes.
3º O petróleo não é mau. O petróleo é do mais espectacular que existe. O petróleo serve para muito mais que fazer andar popós. As renovavéis e combustíveis alternativos devem ser desenvolvidos, sim, mas não porque o petróleo seja mau ou porque agora está na moda ser verde sem sequer saber o que isso quer dizer.
4º Não digam mal do petróleo (ou de outra coisa qq) sem se informarem. Nunca nada é como é apresentado às massas. Acreditar em tudo é ser totó. E contribuir para a desinformação.

7 comentários:

I. disse...

Eu gosto do pitróil. Muito.
Não gosto é da BP, e deixei de atestar lá. É poucochinho, mas se todos fizessem o mesmo, era uma mensagem.

Rita Maria disse...

Eu acho que a malta pagava. Tens Pay Pal?

margarida* disse...

Olé!
Quem fala assim não é gago! (Só coxa ;-))
Eu tambem não gosto da BP, são uns gananciosos.

Tito disse...

Não gostam da BP e acham-na gananciosa?
E da Total, Shell, Exxon, Eni e Chevron já gostam?
O que se sabe duma empresa sem ao menos se trabalhar nela ou com ela é apenas o marketing e as relações públicas dessa mesma empresa. Anda lá, Maggs, tu própria disseste que acreditar em tudo é ser totó.

TC

Tito disse...

Querem alguma coisa de interessante para ler (para além do blog da maggie)?
Aqui vai:
http://www.foreignpolicy.com/articles/2010/08/13/why_we_need_big_oil

Unknown disse...

Rita,
tens que ver que tu és uma - bem iluminada - excepção! :D

margarida* disse...

Ó Tito, conheces-me assim tão bem para saber o que é que eu sei ou deixo de saber? E já agora para chamar-me totó com tanta facilidade...